A antropologia explica!
Sim, há uma utilidade para aquelas aulas chatíssimas e atormentantes de Antropologia...
A gente aprende nessas aulas a perceber como somos egocêntricos! Sim, nós mesmos... O nome utilizado lá é ETNOCENTRICOS... Mas que transposto para uma visão de indivíduo seria EGOCENTRICO!
Pois é... Aprendemos que nós, não só hoje, mas desde sempre somos muito autocentrados... Sim, a culpa é nossa! Não adianta tentarmos dizer que não o é... Não adianta tentarmos empurrá-la para terceiros.
Nesses estudos aprendemos a perceber que o que para um indivíduo é extremamente importante, para outro pode não ter a menor relevância... Sim, isso porque são indivíduos diferentes... Suas prioridades são diferentes, da mesma forma como sua experiência de vida é única!
Não, não podemos dizer que as pessoas são egoístas até o momento que percebem que existe tal etnocentrismo... Caso permanece a atitude anterior... Bem, daí podemos dizer que é um egoísmo...
Um exemplo disso?! Bem, temos vários. Na história pode ser observado no modo como o colonizador branco tratava os nativos do local que conquistavam. Isto é, tentando impor seu ponto de vista porque, segundo sua idéia, o nativo não era capaz de pensamento. Transpondo isso para o indivíduo notamos tal comportamento quando um ser acredita que não existem opiniões maiores do que as suas. Que o sentimento dos outros não é relevante.
Ora, todos nós já passamos por situação semelhante... Mas é como disse antes, o que para um é de extrema importância, para outro pode não significar nada. Daí cabe-nos possuir o bom senso de saber que não somos únicos, de que existem outros seres humanos no mundo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário