24.4.09

Por que não desperdiçar dinheiro??? Ou: a inutilidade da pesquisa científica

Eu sou uma pessoa que acredito muito no conhecimento empírico. Ou, pra simplificar as coisas: acredito naquilo que a gente aprende na prática, ou nos conhecimentos práticos que nos são transmitidos.
Tá, tá... Eu acredito naqueles "conhecimentos das avós". Entende o que eu quero dizer? Por exemplo: chá de camomila clareia os cabelos... Se molhar a carne no leite ela fica mais macia... Esse tipo de coisas.
Sendo assim, nunca entendi a necessidade dos "cientistas" de terem que fazer "experimentos científicos controlados" para comprovarem coisas que minha avó (que só estudou até a 4ª série, se tanto) já sabia! Experimentos com gastos elevados, claro. Afinal, tem que pagar o pesquisador... Tem que pagar a faxineira que limpa o laboratório... Tem que pagar o material... E, no caso de se utilizar "voluntários", eles também tem que ser pagos - de uma forma ou de outra, eles são.
Faz muito que estou de saco cheio com as "pesquisas científicas". A grande maioria é, no mínimo, supérflua, pra não dizer inútil.
Mas, ao me deparar com a notícia abaixo sobre o chiclete sem açúcar e seu potencial uso como inibidor de apetite... Nossa...
Que alguém queira testar essa grande teoria tudo bem... Mas o que me deixa estarrecida é alguém autorizar e financiar isso! Incrível! Absurdo! Vai ver realmente está sobrando dinheiro no mundo. (se tivessem me perguntado, teria dito que funcionava, que era eficaz e só cobrava uns 10 reais! Tá... chorando muito eu falava por R$ 5,00)

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u555762.shtml

Nenhum comentário: