19.11.05

Como Morgana

Estou lendo "As Brumas de Avalon"... Que história envolvente, emocionante mas, ao mesmo tempo, revoltante.
Ao ler essas páginas tão bem escritas por Marion Zimmer Bradley percebo o quão intolerante somos. Como cometemos atos injustificados utilizando qualquer desculpa esfarrapada que nos aparece. Assim como sempre achamos um culpado para nossas falhas, desde que esse culpado não seja nós!
Ahhh, a intolerância... Fico me perguntando como uma religião tão intolerante quanto a cristã sobrevive até hoje. Tem uma passagem no livro - trato aqui como se fosse um livro só, e não 4 - que representa minhas próprias dúvidas para com os ditames humanos da crença que sigo... Não vou escrever aqui as palavras exatas, até porque, não me lembro onde está exatamente essa passagem para citá-la literalmente, mas foi algo que me impressionou muito.

"Por que temos que cumprir penitência se Cristo morreu por nós, salvando-nos então de todos os nossos pecados. Não basta nós acreditarmos nele e nos arrependermos do mal que praticamos?! Para que a penitência?!"

Também, encontro-me na personagem de Morgana. Não sei bem o por quê. Não sei explicar... Mas identifico-me tremendamente com ela. Não, jamais passei pelos tormentos ou sofri das crueldades impostas a ela... Porém... É tão estranho...

Nenhum comentário: