10.3.05

E o ódio?

Hum... Estava vendo o filme "Black Hawk Down" um dias desses e, um questão que há muito me incomoda, voltou com uma intensidade alarmante. O que leva uma pessoa, nação a se fazer tão não bem quista pelos outros?
Sim, sim... A idéia de imperialismo. Quase ninguém gosta de ser dominado. Exatamente, quase ninguém. Pelo menos não de forma explícita.
É engraçado, ou trágico, que alguém se proclame "guardião da democracia"... Nem todos querem viver em uma democracia. No momento que uma nação/uma pessoa levanta essa bandeira, está ignorando TOTALMENTE a cultura local! Nem todos acham os nossos valores Ocidentais maravilhosos.
Pra falar a verdade, tem muitas coisas nessa nossa "maravilhosa" cultura que eu também não gosto nem um pouco... Então, pra que tentar enfiar essa realidade goela abaixo? É uma falta de respeito imensurável!!!
Mas voltando ao filme. Fico me perguntando se mais alguém, além de mim, ficaram torcendo contra os Estados Unidos...
Sabe, tem uma cena no filme que me é muito cara. Quando o primeiro homem sequestrado avisa para o General estadunidense que, eles devem deixar os somalianos em paz. Aquela é uma guerra civil... Portanto, não fere o Direito de Guerra. Este só é válido quando se trata de mais de uma nação, o que não é o caso nesse caso.
Fico triste pelas mortes... Tanto do lado dos Estados Unidos quanto do somaliano. São vidas.
Se bem que, aqui sei que muitos não vão concordar, pessoas morrem... Isso não é novidade para ninguém e, para cada pessoa que morre, umas 100 nascem. Guerras são uma forma de controle populacional muito antigo e, faz parte da natureza humana guerrear. Não importa o quanto a ONU, os Direitos Humanos etc, queiram negar isso. Não é uma questão cultural, é uma questão intrínsceca.
Enfim... O engraçado é que, na maioria das vezes, quando lemos ou vemos filmes sobre as conquistas romanas, torcemos por eles. O que não ocorre com os Estados Unidos. Talvez seja porque, agora, os dominados sejamos nós, por nos faltar o necessário distanciamento histórico que nos leva a esquecer as "partes ruins". Talvez... Não sei...

2 comentários:

Mima disse...

Teste... Teste...

Thiago disse...

Depois de muito tentar e já ficar com ódio desse sistema de comentários, consegui! Também não sei porque mas uma hora tinhamos que sentir ódio, raiva pelo menos, de quem só bate e sai praticamente ileso (EUA).