4.3.05

Por que o medo da morte?

Acho tão engraçado quando as pessoas falam "se eu morrer". Será que não percebem que não são Highlanders? Que vão morrer sim?! Que é só uma questão de quando?
É estranho como fazemos de tudo para evitá-la, apesar de ser a única coisa inevitável na vida.
Também não entendo o por quê das pessoas se desesperarem tanto nos enterros... O que acho é que as pessoas não choram pelo morto e sim, por puro egoísmo! Sim, egoísmo. Ah, sei que isso parece horrível mas...
Pense bem: o choro é por um sentimento de perda... de quem está vivo!!! Dificilmente pensa-se no morto, propriamente dito!!!! É, egoísmo sim!!!
Sabe, em algumas culturas ocorre o oposto do que acontece no Ocidente: chora-se quando as crianças nascem e festeja-se quando alguém falece. Acho apropriado, afinal, sofremos tanto durante a vida.
Quer dizer, também temos alegrias incontáveis (alguns). É difícil.
Também não entendo por que tentam prolongar a vida quando o indivíduo quer muito a morte. Por exemplo, um doente terminal, ou alguém tetraplégico. Por que continuar com o sofrimento desta pessoa? Por quê?
Onde está o tratamento humano dos médicos ao sempre "ressucitarem" essas pessoas? Mesmo quando elas pedem para morrer.
É complicado...

Um comentário:

Thiago disse...

Concordo!
A morte nada mais é do que a próxima aventura seguinte.
O medo do desconhecido, de perder algumas coisas desse mundo.
O choro do vazio, não teve tempo para saudade e sim egoísmo quase sempre.
Doentes terminais. Caso extremamente complexo. Só acho que se for pra morrer naturalmente, tudo tem uma hora...
Bjs