9.10.06


Tantas idéias... Tantas idéias diferentes que acabam criando uma confusão incrível.
Cada vez mais me pergunto qual o propósito de nossos atos... Da forma exagerada como trabalhamos. Da maneira idiota como tratamos uns aos outros. Da maneira como não temos mais tempo para os pequenos prazeres da vida, como conversar sobre nada com os amigos, como parar e reparar nas belezas e tristezas que nos rodeiam. Estamos nos tornando autômatos. Será que isso vale a pena?
Esses dias, depois de pagar umas compras que havia feito e recebido meu troco, disse para a caixa: "E um bom trabalho para ti" como resposta ao automático "Tenha um bom dia" que as caixas tendem a dizer aos clientes. Foi muito bom e, ao mesmo tempo, imensamente triste ver a reação daquela moça.
Ela ficou tão surpresa, tão feliz. Naquele momento, percebi que ela realmetne me via pela primeira vez. Eu não era mais "um cliente que tem um produto e vai pagar". Eu passei a ser um ser humano. Ela, depois do choque inicial, abriu um sorriso enorme e agradeceu.
Tão triste. Infinitamente triste.
Será que esse modo de vida que levamos vale a pena?
Fiz a mesma coisa em outra loja em um dia diferente. A resposta surpresa da caixa foi a mesma. O sorriso ao perceber que foi notada, que deixou de ser "o nada" foi o mesmo.
Tão triste. Infinitamente triste.
Será que este modo distante e impessoal que estamos aplicando às nossas relações interpessoais no dia a dia vale a pena?
Não sei... Simplesmente não sei.
Mas o que sei é que vou continuar tentando perceber que estou tratando com pessoas e, consequentemente, agir de acordo. Mas enfim... Isto sou eu e, infelizmente, é quase impossível agir assim o tempo todo...
Mas enfim...

Nenhum comentário: