27.2.05

O por que da preferência...

O que faz um pai/uma mãe preferir um filho a outro? Não tenho filhos... Por isso, minhas respostas são totalmente hipotéticas.
Durante uma aula de psicologia ouvi algo que me fez começar a pensar nesse problema, o qual é tãããão evidente ao nosso redor.

Os filhos são indivíduos como quaisquer outros parentes. Ou seja, não se escolhe o filho que vai ter. Isso faz com que, muitas vezes, a convivência seja insuportável. Sim, sim... Parece óbvio, mas não é! Na maioria absoluta das vezes cobramos as mães que não gostam de seus filhos. Parece-nos normal e, exigimos que todas possuam o tal "instinto maternal" e o "amor materno". Mas não é assim!!! É complicado explicar isso... E é esta imposição que me intriga.
Parece-nos tão "natural" este "sentimento materno" que, ao percebermos alguém que foge a regra ficamos irados. Porém, se observarmos bem o cotidiano, podemos notar que isto é muito mais usual do que supomos.
Quando um pai/uma mãe vai ao supermercado, lembra de que um filho gosta mais do produto A, então decide levá-lo. Porém o filho 2 gosta do produto C, mas os pais não lembram disso, ou decidem ignorar esta preferência. Alguns irão argumentar que pode ser uma questão econômica... Mas não!!! Já vi casos em que o produto A era supérfluo e muito mais caro do que o produto C! Isso chama-se predileção!!!
Mas, é humano. E aí é que está o que nos encomoda.

Pessoalmente, nunca passei por situação como esta. Sou 1/2 filha única e 1/2 filha mais nova. Não vou explicar pois é muito complicado e, aqui, não torna-se relevante...
Enfim, creio que este tema seria interessantíssimo para uma pesquisa antropológica... É... engraçado mesmo.

3 comentários:

Thiago disse...

Acho que o que deve fazer existir certa preferência é a afinidade que você tem com um ou outro filho. Fazer oq .. existir existe em toda família.. n dá pra gostar de forma igual. Mas é assim mesmo.
Bjs

Anônimo disse...

Meus tios: apartamento de dois quartos, um pra eles, outro pros filhos, certo? Errado! A filha ficou com o quarto e o filho ficou no quartinho de empregada.
Desconfio que seja por essa coisa de preferência que esse meu primo reúne a maior coleção de empregos loucos e loucuras no emprego que já vi. Se revoltou...

Anônimo disse...

Bem, eu tinha escrito um mega comentário aqui... Mas a página deu erro... ¬¬

O que eu ia dizendo é que eu acho que minha mãe conseguiu ser bem imparcial na criação de seus filhos (eu e meu irmão)... Como ela mesma disse, ela lutou igualmente por cada um, de acordo com o que cada um precisava... Claro que aqui em casa eu fiquei com o quarto maior, mas mais por hierarquia, ou porque meu irmão tem menos trecos acumulados... Tanto que na futura casa o quarto do meu irmão será maior que o meu e terá uma super sacada...

Ela sempre diz que não entende como alguém consegue favorecer um filho a outro... Eu acho que ela sempre soube nos mostrar que gosta de ambos igualmente e apesar de cometer algumas falhas com ambos, ela se esforça ao máximo... Eu sou uma grande admiradora da minha mãe... :D