11.2.05

Por que se preocupar com os outros?

Fico sempre me perguntando, cada vez que vejo alguém dispensando atenção especial a outro ser humano sem querer nada em troca, por que essa pessoa se preocupa com outra?!?
Isso não é natural do ser humano. O que interessa é vencer, sobreviver.
Pessoas assim me intrigam. Não que eu não me importe com os outros... Sou egoísta, confesso. Mas, quando gosto de alguém, fico preocupada com o bem-estar dessa pessoa.
Contudo, não estaria preparada a dar minha vida por ninguém! Não sei se conseguiria anular a minha existência para cuidar de alguém... Não entendo como tem gente que faz isso... Tento me colocar no lugar dessas pessoas, busco compreender o que as faz agir assim, mas não dá!!!
Vai ver o RACIONAL-BUROCRÁTICO em mim é mais forte do que minha própria vontade... Talvez não!
Talvez, só talvez, eu faça parte daquele grande grupo que, ao se comprovar maioria, afirme ser isto, a normalidade.
O pior é perceber que todos os ditos normais tentam esconder esse traço atrás de uma fingida preocupação!
Bom, tenho mais o que fazer... Vou indo, o dia tá lindo e tenho compromissos a cumprir!!!

P.S. Por que as pessoas não conseguem deixar o passado pra trás? Olha quem falando!!! Uma pessoa que faz História!!!
Oh, ironias do destino... Enfim, enfim.

4 comentários:

Toni Barros disse...

É que a pessoa o faz feliz simplesmente por existir. É o amor Spinozano, o desejo cuja idéia da causa acompanha.

A pura existência da pessoa amada torna o outro feliz, sem precisar haver uma relação de troca. "Eu sou feliz porque você existe". E, para manter a pessoa existindo (ou existindo em seu mundo), ela se preocupa tanto.

Eu completaria: "Sou feliz porque você existe, mas seria mais feliz se você existisse comigo."

Thiago disse...

"Não sei se conseguiria anular a minha existência para cuidar de alguém... Não entendo como tem gente que faz isso... Tento me colocar no lugar dessas pessoas, busco compreender o que as faz agir assim, mas não dá!!!"

Vai muito da pessoa. Mas n é questão de se anular completamente pra cuidar de outrém. Fazer isso torna a gente mais humano.
Bjs

Anônimo disse...

Chama-se empatia... Vide inteligências múltiplas - interpessoal. Uns mais exacerbados, outros menos. Não sei até que ponto vai a minha. Não tão grande, não tão curta.

Gilsazr disse...

Voce tem sorte, gostaria de ser assim tambem.