Bem, ia falar sobre preconceito, mas esse assunto não deixa de estar envolvido no que vou discutir agora. Fora que, outra hora faço um post específico.
Tá, enfim... Alguém aí sabe do que se trata o tal "Direito Penal Máximo"??? Quem sabe aí levanta a mão! Pois é, acho que todo mundo sabe o que é, mas não sabe o nome do monstro!!!
Esse tipo de Direito é o que prega a TOLERÂNCIA ZERO (assunto já tratado aqui), que é baseado na Teoria das Janelas Quebradas. O que é esse bicho??? Já explico. É aquela teoria que afirma que os menores delitos (prostituição, dormir em banco de praça, pixação etc) tem que ser punidos com rigor extremo pois, isso desencorajaria os indivíduos de cometerem crimes mais graves!
Sim, os nossos "poderosos" querem, como bons macaquinhos, copiar esse modelos dos Steitis!!! Parte dessa linda coisa faz com que criemos leis imediatistas. Isto é, surgiu um problema, criamos uma lei muito rigorosa para regula-lo. Ex.: Sequestro do Abílio Diniz - consequência --> sequestro é crime hediondo. E por aí vai. Tenho certeza que todos podemos pensar em um exemplo pra dar.
Enfim, isso não soluciona, só enche cadeia. Que aliás, eram "super vazias" antes, né... Ridículo!
Tá, a solução não é essa. Mas qual é? Será que os "Direitos Humanos" estão certos? Por qualquer coisa, sempre tomar o partido do criminoso? Não importando o crime?!?
Acho que não!!! Acho que isso não resolve. Temos é que começar a ter políticas mais voltadas para o social. E, aqui, não falo do "Bolsa Esmola"! Falo em escolas decentes, professores capacitados... Programa de Planejamento Familiar, saúde melhor etc etc etc. Quer dizer, como pode uma família viver bem com um salário mínimo, dez filhos que ganham o "bolsa esmola"? Isso é um incentivo pra se ter filhos!!! Afinal, só assim essas pessoas tem como sobreviver, né!!! Não é esse o caminho!
Temos é que virar um ESTADO SOCIAL, isso sim. E, com Estado Social, não quero dizer Socialista, Comunista etc. Quero dizer, um Estado que se preocupe com sua população, querendo o bem-estar dessas pessoas. Que invista mais em educação, saneamento básico, saúde, trabalho, planejamento familiar etc etc etc.
Mandem o Papa pro Vaticano!!!! Por um acaso é ele que alimenta toda essa gente? É ele que vê as crianças pendindo esmola e morrendo de fome??? Não! Então que se dane!!!
Hum... Sou contra a atitude dos Direitos Humanos, sempre pensando no agora e, esquecendo as possibilidades do futuro. Sempre querendo usar o passado como desculpa. Pôxa, afirmar que um cara é estuprador, assassino, ladrão etc, porque nasceu na favela é um absurdo! Tem tanta gente honesta e trabalhadora na favela. Se duvidar, muito mais do que bandidos.
Sou a favor de penas alternativas para crimes leves e, punição rigorosa para crimes graves. Sempre julgando caso-a-caso.
P.S. Onde está o marido que, junto com sua esposa era defensor árduo dos "Direitos Humanos/Direito dos Bandidos" depois que sua mulher foi estuprada e morta (decapitada) durante uma rebelião?
Ou, onde está o bispo (esqueci o nome do infeliz) que, assim como esse casal eram árduo defensor desses mesmos indivíduos, sempre achando que eles eram coitadinhos? Onde está ele depois que sofreu "atendado violento ao pudor" em sua casa paroquial???
Eu respondo: Hoje em dia, eles defendem a pena de morte no Brasil!!! Como as coisas mudam, não é? Pimenta nos olhos dos outros é refresco!!!
P.S.2. Nosso sistema penitenciário não é perfeito, mas, quem sabe, se cada um ajudar um pouco não melhora. E, sempre lembrando que, cada caso é um caso!!!